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CURSO
DE
MS-DOS
6.2
VOLUME 1
CURSO DE MS-DOS 6.2
INTRODUÇÃO
Este curso foi desenvolvido para permitir que o aluno possa estudar de modo independente e autônomo. Esta autonomia no processo de aprendizagem significa respeitar o ritmo do aluno possibilitando o tempo necessário para que ele possa aprender o conteúdo.
OBJETIVOS
1-Apresentar o funcionamento do microcomputador e suas várias utilizações.
2-Familiarizar o aluno com os conceitos e termos utilizados na microinformática.
3-Apresentar os comandos do Sistema Operacional mais utilizados.
QUEM DEVE PARTICIPAR
· Estudantes que desejam iniciar na profissão de programador de computador.
· Profissionais de empresas interessados em conhecer, avaliar e implantar microcomputadores em suas empresas.
PRÉ-REQUISITO
Curso de Introdução ao microcomputador
MATERIAL FORNECIDO :
· Quatro apostilas que possibilitarão que voce estude e aprenda de modo independente.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
O curso é apresentado em 9 unidades de modo a proporcionar uma exposição clara do programa de treinamento. Cada unidade apresenta:
· a-Exposição da matéria através de textos práticos e objetivos, sistematicamente ordenados e apoiados por ilustrações e exemplos.
· b-Folha de auto-avaliação que o aluno deve responder com a finalidade de detectar e sanar eventuais dúvidas ou para obter maior aprimoramento dos seus conhecimentos.
· c-Gabarito de Respostas da Folha de auto-avaliação.
PROGRAMA DO CURSO
UNIDADE 1 - CONCEITOS BÁSICOS DE MS-DOS
Sistema operacional
Ms-dos
Comandos do Ms-dos
Arquivos
Arquivos Com, exe e bat
O processador de comandos
Teclas especiais do Ms-dos
Unidade ou drive corrente
UNIDADE 2 - COMANDO DE APOIO
Comando PROMPT
Comando CLS
Comando DATE
Comando TIME
UNIDADE 3 - COMANDOS QUE OPERAM COM ARQUIVOS
Comando DIR
Referências genéricas-Máscaras
O comando TYPE
O comando COPY
Comando DELETE ou ERASE
Comando RENAME
Comando Backup
Comando RESTORE
UNIDADE 4 - COMANDOS QUE OPERAM COM DIRETõRIOS
Como criar um sub-diretório. O comando MKDIR
Como mudar de diretório - O comando CHDIR
Como remover um sub-diretório. - O comando RMDIR
Como pesquisar o diretório - O comando PATH
UNIDADE 5 - COMANDOS QUE OPERAM COM DISCOS
Dispositivo padrão
Redirecionamento
Simulação de duas unidades em uma
Fragmentação de discos
Autoexec.bat
Config.sys
O comando VER
Comando MODE
Comando GRAPHICS
Comando DISKCOPY
Comando ASSIGN
Comando VOL
Comando LABEL
Comando VERIFY
Comando CHKDSK
Preparação inicial de um winchester
Comando FDISK
Comando FORMAT
Comando SYS
UNIDADE 6-MS-DOS VERSÃO 3.0 - RELEASE 3.2 E 3.3
Comando XCOPY
Comando SHARE
Comando REPLACE
Comando FASTOPEN
Comando NLSFUNC
Comando APPEND
UNIDADE 7-MS-DOS VERSÃO 4.0 - RELEASE 4.0 E 4.01
Comando INSTALL
Comando MEM
Comando DOSSHELL
UNIDADE 8-MS-DOS VERSÃO 5.0
Comando MIRROR
Comando UNDELETE
Comando UNFORMAT
Comando HELP
Comando DIR
Comando DOSKEY
UNIDADE 9-MS-DOS VERSÃO 6.0 - RELEASES 6.0, 6.2 E 6.22
Comando DOUBLESPACE
Comando MSAV
Comando MOVE
Comando DEFRAG
Comando DELTREE
Comando EXPAND
Comando FASTHELP
Comando MSD
Comando MSBACKUP
Comando SCANDISK
Comando DRIVESPACE
Outras diferenças
RECOMENDAÇõES IMPORTANTES PARA UM BOM APRENDIZADO
1-Escolha um local adequado para seus estudos.
O local deve ser bem iluminado e livre de ruídos que possam atrapalhar sua aprendizagem.
2-Reserve de uma a duas horas diárias para seus estudos.
3-Faça com que seus estudos tornem-se um hábito diário.
Não deixe que nada interfira nesse hábito salutar e necessário para que você conclua seu curso com sucesso.
4-Nunca estude quando você não esteja físicamente em boas condições.
Sono e cansaço são fatores que contribuem para que o rendimento do estudo seja negativo.
5-Estude um assunto de cada vez.
6-Não seja apressado nos estudos.
Cada trecho de aula deve ser lido; entendido e assimilado. Após a primeira leitura releia o material novamente, revendo os pontos principais e elaborando um resumo em folha separada. Essa técnica de estudo fará com que você memorize com maior facilidade.
7-Mantenha o material de estudo bem organizado.
Se o material está organizado qualquer consulta é feita com rapidez.
8-Estude com afinco.
Lembre-se que sua aprendizagem depende única e exclusivamente de você, sua vontade e perseverança.
Ao surgir uma dúvida releia o material com atenção. Se algum conceito não foi bem entendido procure no Glossário de Têrmos Técnicos.
Se persistir a dúvida não esqueça que nossos professores estarão prontos a saná-las, bastando que nos escreva.
UNIDADE 1-CONCEITOS BáSICOS DE MS-DOS.
Sistema operacional
Ms-dos
Comandos do Ms-dos
Arquivos
Arquivos Com, exe e bat
O processador de comandos
Teclas especiais do Ms-dos
Unidade ou drive corrente
SISTEMA OPERACIONAL
É o programa mestre que gerencia as operações; a execução dos programas do usuário e administra a transferência de informações entre os vários recursos. O usuário comunica-se exclusivamente com o sistema operacional e êste com as funções do microcomputador. Basicamente podemos dizer que um Sistema Operacional é um "programa que controla programas" e, assim, podemos visualisa-lo como um "gerente" da máquina (hardware).
É importante notar que o sistema operacional de um microcomputador tipo IBM-PC é diferente do micro APPLE. Entretanto as empresas que fabricam micros compatíveis com IBM-PC usam o mesmo sistema operacional e, assim, podem usar os mesmos softwares que executam no IBM-PC.
Tipos de sistema operacional
Existem dois tipos de sistema operacional:
Mono-usuário.
Permite que uma só pessoa use o equipamento por vez.
Multi-usuário.
Permite que várias pessoas compartilhem a CPU através de terminais ligados a
unidade central.
MS-DOS - O SISTEMA OPERACIONAL DO PC
O MS-DOS (MICROSOFT-DISK OPERATING SYSTEM) é o sistema operacional do IBM-PC, lançado em 1980 pela Microsoft, e que controla todas as operações. É mono-usuário e é composto basicamente pelos programas:
COMMAND.COM
CONFIG.SYS
AUTOEXEC.BAT
O MS-DOS permite :
Dar partida (boot)
Executar programas como Lotus, Word, etc.
Apresentar dados na tela
Enviar dados para a impressora
Deletar (eliminar) arquivos antigos
Formatar disquetes
Listar arquivos de um disquete
Carga do sistema operacional
A memória principal da maioria dos computadores é volátil, isto é, perde os dados quando se desliga o computador. Então, para que o computador consiga "partir", ao ser ligado, é necessária alguma memória não volátil.
Há, portanto, um programa inicial, chamado "bootstrap" que fica numa memória permanente, só de leitura (ROM=Read Only Memory). Nessa ROM fica, também, o gerador de caracteres para o vídeo.
Partida fria.
Ocorre quando a energia está desligada e o equipamento irá ser iniciado do "zero". O MS-DOS pode ser carregado da unidade A ou do disco winchester. Havendo disquete na unidade "A" o MS-DOS será trazido desta unidade. Se a unidade A estiver sem disquete o "bootstrap" vai procurar o MS-DOS no winchester.
Os passos para carregar o MS-DOS da unidade A são:
1-Colocar disquete com MS-DOS na unidade A e baixar a tampa da unidade
2-Ligar a impressora (se houver);
3-Ligar a chave de energia do módulo base
4-O vídeo, se ligado na tomada de força do microcomputador, deve ficar com chave liga/desliga, sempre na posição liga.
5-O "bootstrap" (programa inicial) limpa o vídeo
6-O "bootstrap" testa a memória RAM
7-Após um certo tempo (10s sem disco winchester, 50s
com disco winchester) o "bootstrap", usando o gerador de caracteres exibe, no vídeo, a mensagem do tamanho da memória que está boa.
Ex: 640K
8-O bootstrap carrega partes do MS-DOS (o processador de comandos e os chamados comandos internos) da unidade de disco para a RAM. A leitura do DOS acontece quando a luz vermelha do drive A acende e você ouve uma sequencia de chiados e barulhos. Na tela aparecerá a data, a hora (a ser atualizada pelo usuário) e, logo após, o prompt C:>. Os comandos externos permanecem no disco e se comportam da maneira análoga aos programas desenvolvidos pelo usuário.
9-O MS-DOS procura pelo arquivo CONFIG.SYS e, se presente, seus parâmetros de configuração do sistema substituem os parâmetros implícitos
10-O MS-DOS passa o controle ao processador de comandos;
11-O processador de comandos procura o AUTOEXEC.BAT. Se o encontrar comanda sua execução, isto é, executa o conjunto de comandos que estão contidos nêle. Isto possibilita que o micro execute, automaticamente, ao ser ligado, comandos já previamente definidos (Ex: chamar o Lotus 123 e iniciar sua execução).
12-Exibe a marca de PROMPT: A>
13-Passa a iniciativa ao usuário.
Partida quente (warm boot ou reset)
As vezes, devido a um problema de hardware ou software, o microcomputador necessita ser reinicializado. Isso ocorre, por exemplo, quando um programa especifica impressora e a mesma está com defeito. Para reinicializar poderíamos desligar e ligar o PC novamente, porém, isto causaria um desgaste excessivo da parte eletrônica. Portanto, o procedimento recomendado para reinicialização é o seguinte:
a-Pressionar, simultaneamente, as teclas "alt" , "ctrl".
b-Bater na tecla "del" uma vez
c-Soltar as três teclas.
Em casos raros o procedimento acima não funciona. Neste caso, desligue o PC, espere alguns segundos e ligue novamente.
O efeito do RESET é o seguinte:
O teclado envia um RESET de software (por programa), isto é, ordena nova carga do processador de comandos e passagem do controle ao mesmo. Se o sistema se recuperar, e pedir entrada pelo teclado, então tudo bem . Senão, o teclado envia um RESET de hardware, equivalente a desligar e ligar de novo o micro. Nesse caso todo o conteúdo da memória se perde, e o "bootstrap" assume, retomando do início.
Cuidado:
Nunca desligue o PC se algum comando estiver sendo executado ou se a luz de alguma unidade de disco estiver acesa. Os dados em disco poderão ficar desorganizados.
COMANDOS DO MS-DOS
Os comandos do MS-DOS são os programas do sistema que permitem especificar ações como:
preparação de um disco para uso;
exibição do conteúdo de um disco;
exibição e alteração de data e hora.
EXEMPLO 1:
FORMAT a:
Formata um disco novo. Após a formatação o disco estará pronto para o uso.
Comandos residentes
Os comandos residentes ou internos são aqueles que vêm para a memória na ativação do MS-DOS ("Boot") e ficam residentes na memória do microcomputador não necessitando que o disquete do DOS esteja no drive para ser acionado.
Êstes comandos são chamados internos pois os programas que executam os vários comandos internos estão dentro do próprio COMMAND.COM. Assim, quando chamados para execução imediata, não há nenhum "clique" de acesso a disco entre a digitação do comando e o surgimento do cursor pedindo entrada.
É importante lembrar que os comandos internos não aparecem na listagem do diretório, isto é, não existe nenhum arquivo "dir.exe" no diretório do Ms-dos. Os comandos transientes ou externos, aparecem como arquivos.
EXEMPLOS:
DIR
MKDIR
CLS
DATE
DEL
Comandos transientes
Os comandos transientes ou externos são comandos que se comportam como programas do usuário. Para serem acionados é preciso que o disquete do MS-DOS ou um subdiretório Dos esteja presente.
Os comandos externos são arquivos de vários tipos:
tipo sistema (terminados em ".SYS")
tipo comando (terminados em ".COM")
tipo executável (terminados em ".EXE")
tipo lote (terminados em ".BAT")
EXEMPLO
FORMAT
SYS
DISKCOPY
VOL
ARQUIVOS
Ao desligar o micro, o conteúdo da memória volátil é apagado e, para que os programas, arquivos do MS-DOS ou arquivos de dados não se percam, é necessário que sejam gravados em discos.
Os dados (arquivos ou programas) são armazenados em disco sob a forma de arquivo e é através do nome do arquivo que diferenciamos seu conteúdo e origem. O MS-DOS reconhece como nome de arquivo, somente aquele que estiver dentro das regras de formação que ele foi preparado para entender. A maior parte dos nomes que você digita como comandos são nomes de arquivo em disco.
EXEMPLO 1
FORMAT.COM
COMMAND.COM
Regras para nome de arquivos
O nome do arquivo é formado pelas informações :
d:sub-dir NOME.EXT
d:
Drive onde está o disco que contém o arquivo. Na omissão, o MS-DOS adota a unidade corrente.
sub-dir
É o Sub-diretório onde se encontra o arquivo.
NOME
Conjunto de 8 caracteres (no máximo) que identifica o arquivo.
.EXT
Conjunto de 3 caracteres, representando a extensão do nome do arquivo. Esta extensão existe para facilitar a identificação do conteúdo (tipo de dado) de um arquivo. Assim, é comum se utilizar algumas abreviações para identificar arquivos.
O MS-DOS reconhece arquivos pelo nome e é através da extensão que êle associa arquivos a grupos específicos. Na omissão da extensão deve-se omitir, também, o ponto após o nome.
Algumas extensões muito conhecidas:
WK1 Arquivo Lotus 123
PIC Arquivode gráfico do Lotus
DOC Arquivo do programa MS-WORD
COM Arquivo de comando do DOS para operar o sistema.
BAS Basic
BAK Reserva.
Comentários
1-São válidos para <nome> e <ext> os seguintes caracteres:
- Todas as letras (a,b.c,..,y,z)
- Todos os números (0,1,2,..,8,9)
- Os simbolos :
ã ! @ $ % & (
) õ - ' ` `
2-Ao digitar os comandos é indiferente se usar maiúsculas, minúsculas ou ambas. O MS-DOS trata os comandos do usuário via processador de comandos e êste, antes de analizar os comandos, converte as letras para maiúsculas. Assim, ao entrar com comandos, pode-se digitar maiúsculas, minúsculas, ou uma mistura qualquer.
EXEMPLO 1.
É equivalente se digitar :
TIME time TIMe
timE TIme tiME
Time tIME
EXEMPLO 2.
Os comandos abaixo são idênticos e o resultado é o mesmo
DIR A: dir A: DIR a: Dir a:
3-Não é possível ter um arquivo de nome PROJETO.DOC e tentar criar um outro de nome projeto.DOC. O MS-DOS verá os dois arquivos como um só e apagará o primeiro.
4-O espaço é obrigatório após :
Comandos FORMAT B:
Nome de arquivos Copy A:TESTE.TXT B:
Nome de grupos Copy A:*.* B:
5-O espaço não é obrigatório depois de :
Nome drive Copy A:*.* B:
Nome diretório A:TESTE.TXT
B:LOTUSPLANILHA.WK1
ARQUIVOS COM, EXE E BAT
.COM
Êstes arquivos, em código executável, estão prontos para execução e isto significa que já têm, bem definida, a área de memória em que devem rodar. É o mais rapidamente executado dos programas em disco. O formato".COM" permite um tamanho máximo de 64 kbytes.
.EXE
Êstes arquivos estão "quase" prontos para execução. Estão também em código de máquina porém dependem da avaliação de endereços, durante a carga, para rodarem. O formato ".EXE" permite um tamanho máximo de 640 kbytes.
.BAT
Êstes arquivos destinam-se ao comando BATCH (processamento de lotes). Assim, quando o MS-DOS encontra um arquivo com a terminação ".BAT", ele passa o controle ao comando BATCH. Este, então, comando a execução dos comandos ou programas contidos no arquivo ".BAT'.
Os arquivos que têm por extensão .BAT, são reconhecidos pelo Ms-dos como arquivos autoexecutáveis e, têm como função executar um conjunto de comandos quando chamados.
EXEMPLO 1
Qual o efeito de se digitar Lote quando o arquivo LOTE.BAT é um arquivo com o seguinte conteúdo:
DIR A:
DIR B:
Solução
O BATCH assume o controle e fornece a lista do diretório da unidade A e depois da unidade B, isto é, executa o comando dir a: e depois executa o comando dir b:
Prioridade de execução
Se, em um subdiretório, existirem vários arquivos com mesmo nome mas com extensões ".COM", ".EXE" e ".BAT" as prioridades para execução serão as seguintes:
1)".COM" , se existir;
2)Na ausência do ".COM", o ".EXE";
3)Na ausência de ambos, o ".BAT".
EXEMPLO 1:
Supondo-se que o disco corrente contenha lotus.COM e lotus.EXE qual o programa que será executado ao se digitar : lotus.
Solução:
O MS-DOS executará o lotus.COM.
EXEMPLO 2:
O diretório contém TESTE.COM, TESTE.EXE e TESTE.BAT
1-Ao digitar TESTE acarreta a execução de TESTE.COM.
2-Eliminando-se TESTE.COM (comando ERASE) do disco a mesma entrada acarreta a execução do TESTE.EXE.
3-Eliminando-se também TESTE.EXE, do disco a mesma entrada acarreta a execução de TESTE.BAT. Só que, agora, através do comando BATCH.
Em geral os comandos externos do MS-DOS são do tipo ".COM".
O PROCESSADOR DE COMANDOS
O COMMAND.COM é o programa do MS-DOS que analisa o que o usuário digita, quando o microcomputador não está executando algum programa do usuário. É êle que emite o prompt C:> indicando que espera que entremos com um comando. É importante notar que um comando é um pedido para executar (rodar) um programa. O comando que emitimos é simplesmente o nome de um programa que estamos pedindo ao DOS para executar.
EXEMPLO:
Format a: /s
Indica que estamos solicitando ao Dos que encontre um programa chamado format e execute-o para nós. O restante do que foi digitado são parâmetros que estamos passando ao programa format e para o Dos não têm nenhum significado.
O processador de comandos está ativo quando a marca de PROMPT está na tela.
É o processador de comandos que :
Faz a crítica do que o usuário digita;
Emite mensagens de erro, quando for o caso;
Verifica e redireciona, se preciso, os dispositivos padrão do E/S;
Pesquisa se o comando pedido é interno ou externo e passa o controle a ele (após carregá-lo, se externo).
Nota:
O teclado pode armazenar uma sequência de até 15 caracteres em seu buffer próprio. Assim, quando um programa está rodando, pode-se digitar uma sequência de caracteres pois o teclado armazena os caracteres digitados e os passa quando a cpu pedir (seja para o processador de comandos, seja para o programa em execução).
TECLAS ESPECIAIS DO MS-DOS
Há um conjunto de teclas (ou combinações de teclas) que atuam diretamente sobre o Ms-dos.
[ ESC ]
Apaga a linha atual.
[ ENTER ]
Fim de teclagem. Envia a linha de edição para o processador de comandos e para o buffer
[ INS ]
Um toque ativa o modo inserção. Com isso pode-se inserir caracteres na linha de edição sem mover o cursor do buffer. Um segundo toque em INS tira do modo de inserção. Entra com novos caracteres na última linha digitada.
[ F1 ]
Essa tecla tem a função de reproduzir letra a letra, um comando executado anteriomente. Traz um caracter do buffer para a linha de edição.
EXEMPLO:
Verificar novamente o tamanho do CONFIG.XXX, usando o comando DIR do Ms-dos digitado anteriormente.
DIR A:CONFIG.XXX
Solução
Pressionando a tecla [ F1 ], reproduzirá a palavra DIR da linha anterior.
[ F2 ]
Reproduz a linha anterior (guardada no buffer do teclado) até uma determinada letra digitada após F2.
[ F3 ]
Transfere todo o buffer (última linha digitada) para a linha de edição, isto é, reproduz completamente a linha anterior.õ
[ F4 ]
Salta os próximos caracteres do buffer, até encontrar o caracter c- (c é qualquer) digitado após F4.
[ F5 ]
Atualiza o buffer com o conteúdo da linha de edição sem enviar nada ao programa que está rodando. Troca a última linha executada pela atual.
[ F6 ]
É o fim de arquivo pelo teclado. Use quando digitar o conteúdo de um arquivo pelo teclado e precisar de uma tecla que identifique o fim do arquivo. É o caracter CTRL-Z.
CTRL-C
Cancela a operação ou termina o programa. É o BREAK.
CTRL + ALT + DEL
É o reset
UNIDADE OU DRIVE CORRENTE
A ativação do MS-DOS determina a primeira unidade corrente: a unidade de onde se carregou o MS-DOS. Esta unidade (também chamada de unidade "default") aparece, então, na marca de PROMPT do sistema (sempre que o processador de comandos estiver rodando) e indica o drive em uso. O conceito de unidade (drive) corrente foi criado para facilitar a operação do micro e possibilitar abreviarmos os nomes quando tivermos que nos referenciar a arquivos. Assim, sempre que fôr necessário especificar o drive e não o fizermos o MS-DOS assume õo drive corrente que aparece no PROMPT.
EXEMPLO 1:
C>
Indica a utilização do winchester.
EXEMPLO 2:
B>
Indica que o disquete utilizado está no drive B
EXEMPLO 3:
Supondo que o PROMPT seja A:> o comando õDIR A: õpode ser abreviado simplesmente por:
DIR
EXEMPLO 4:
Supondo que o PROMPT seja A:> o comando DIR B: õnão pode ser abreviado para: DIR
Como alterar o drive em uso
Para alterar a unidade corrente basta digitar, ao lado da marca de PROMPT, a letra identificadora da nova unidade, seguida de 2 pontos (:) .
EXEMPLO:
A>B:
B>
ou seja, a unidade corrente passou a ser "B".
Qual a importância do conceito de unidade corrente?
Grande parte dos aplicativos consta de vários programas. Um é o principal e os demais são secundários (chamados de "overlays" por virem um por vez, sempre para a mesma porção da memória). Então, se um destes aplicativos, ao serem chamados não estiverem na unidade corrente teremos um erro.
EXEMPLO :
O Dbase possui vários "overlays" . Suponhamos que ele, com seus "overlays" , esteja na unidade B. E que a marca de PROMPT seja:
A>
então a unidade corrente é A. SE o usuário comandar:
A> B:dbase
O MS-DOS carrega Dbase, da unidade B, e lhe passa o controle. Só que na primeira busca de "overlay" o Dbase não vai encontrar pois procurará na unidade corrente, que é A mas seus "overlays" estão em B.
Para resolver basta trocar a unidade corrente.
A>B: enter
B>Dbase enter
FOLHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 1
Responda as questões abaixo e confira com as respostas fornecidas no fim desta folha. Não é necessário enviar esta folha pois o objetivo é promover sua auto-avaliação.
1 - Qual é a tecla que mostra o último comando de uma vez só?
a- F1
b- F3
c- F5
2 - Que caracter separa o nome da extensão ?
a- :
b- .
c- ..
3 - Como são chamados os comandos que não precisam que o disquete do Ms-dos esteja no drive ou winchester ?
a- transientes
b- residentes
c- externos
4 - Existe alguma diferença para o Ms-dos em digitar Print ou print ?
a- Sim
b- Não
5 - Como são chamados os comandos que precisam que o disquete do Ms-dos esteja no drive ou winchester ?
a- transientes
b- residentes
c- externos
6 - Como se vai do drive corrente para o drive B: ?
a- B:
b- B,
c- B>
7 - Que teclas reinicializam o PC ?
a- Alt del
b- Alt Ctrl
c- Alt ctrl del
8 - O nome de arquivo pode ter 10 caracteres ?
a- Sim
b- Não
9 - Qual a prioridade de execução ?
a- Exe; Com ; Bat
b- Bat; Exe; Com
c- Com; Exe; Bat
10 - Que programa do Dos analisa o que é digitado ?
a- Format
b- Command
c- Config.sys
Respostas: 1b/2b/3b/4b/5a/6a/7c/8b/9c/10b
UNIDADE 2-COMANDO DE APOIO
O Comando PROMPT
O Comando CLS
O Comando DATE
O Comando TIME
O COMANDO PROMPT
Altera o "PROMPT" que é uma mensagem convidando-o a inserir alguma informação (exemplo a:>). Geralmente o PROMPT apresenta a letra da unidade corrente, seguida pelo sinal de maior.
SINTAXE
PROMPT <texto> <>õ
<texto>
Mensagem definida pelo usuário (o próprio nome por exemplo)
$
Caracter indicador de marca padrão;
<caracter>
São os caracteres de aviso conforme relacionados abaixo:
T - hora
D - data
P - o diretório corrente da unidade corrente
V - versão Ms-dos
N - unidade corrente
b - |barra vertical
G - o caractere ">"
L - o caractere "<"
$ - cifräo- caracter definido pelo Ms-dos
Q - =
S - um espaço
E - código ascii (ESC)
EXEMPLO 1
Alterar o PROMPT normal do DOS, fazendo com que apareça no aviso a unidade atual e o diretório corrente.
Solução
PROMPT
Para voltar ao normal é só digitar PROMPT.
EXEMPLO 2:
Estabelecer um PROMPT no formato HORA = hora:min:seg.
Solução
PROMPT HORA =
Obs.: Para criar Prompts especiais cada caracter deve ser precedido de um cifrão ($).
EXEMPLO 3:
Colocar a marca de PROMPT, com unidade corrente seguida de dois traços. ( Ex: A//)
Solução
A> PROMPT
EXEMPLO 4
Colocar Prompt com a palavra Contas.
Solução
A>PROMPT CONTAS
Obs: A marca de Prompt passou a ser :CONTAS seguido de ">".
EXEMPLO 5:
Colocar prompt de hora e duas barras verticais
Solução
PROMPT
O COMANDO CLS
Limpa a tela e move o cursor para o canto esquerdo superior
SINTAXE
CLS
EXEMPLO 1
Verificar o conteúdo do disco no drive A:õe depois limpar a tela.
Solução
DIR
CLS
O COMANDO DATE
Exibe ou atualiza a data do relógio interno do microcomputador. Esta data é gravada no diretório quando se cria ou se modifica um arquivo.
SINTAXE
DATE <mm-dd-aa>
mm
É o mês. Pode apresentar um ou dois dígitos (1 a 12)
dd
É o dia. Pode apresentar um ou dois dígitos (1 a 31)
aa
É o ano. Pode apresentar dois dígitos (80-99) ou quatro dígitos (1980 a 1999)
EXEMPLO 1
Para modificar ou consultar a data atual do Ms-dos digite o DATE e o MS-DOS exibirá a seguinte mensagem:õ
Current date is Sun 05-31-1992
Enter new date (mm-dd-yy):
Tradução.
Data atual é Ter 1-01-1980
Entre com a nova data: (mm-dd-aa):
Se não quiser modificar a data apresentada, bastará pressionar a tecla [ENTER]. Caso contrário, deve entrar com a nova data.
EXEMPLO 2
Alterar data para 30/11/66.
Solução
DATE 11-30-66 õ
As entradas de dia, mês e ano podem estar separadas por hífens (-) ou barras (/).
O COMANDO TIME
É o comando utilizado para consultar ou alterar a hora informada pelo MS-DOS. O comando sem parametros exibe a hora e permite corrigi-la. Com parametros corrige a hora e volta ao Ms-dos.
SINTAXE
TIME hh:mm:ss.cs
hh - hora (0 a 23)
mm - minutos(0 a 59)
ss - segundos(0 a 59)
cs - centésimos de segundo (0 a 99).
Observe que os centésimos de segundo são separados dos segundos por um "." e não ":" .
Comentários
1-Para modificarmos ou consultarmos a hora atual do Ms-dos basta simplesmente, digitarmos TIME, e o MS-DOS exibirá a seguinte mensagem:õ
Current time is 1:10:35,00
Enter new time:
Tradução:
Hora atual é 1:10:35,00
Entre com a nova hora:
Se não quiser modificar a hora apresentada, pressione a tecla [ENTER]. Caso contrário digite a hora correta.
2-Se o usuário entrar com uma hora específica após TIME, as mensagens não aparecerão, pois a hora será atualizada automaticamente.
3-Separe as entradas de hora e minuto com dois pontosõ(:). Não é necessário digitar os segundos ou centésimos de segundos.
EXEMPLO 1.
Altere a hora para 12.00
Solução
TIME 12:00
FOLHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 2
Responda as questões abaixo e confira com as respostas fornecidas no fim desta folha. Não é necessário enviar esta folha pois o objetivo é promover sua auto-avaliação.
1 - Para que serve o comando Prompt ?
a- Mudar a unidade corrente
b- Alterar a marca de Pronto
c- Alterar nome de arquivo.
2 - Qual o efeito do comando Prompt
a- Aparece a unidade corrente e o diretório.
b- Aparece a hora
c- Aparece a versão do Ms-dos
3 - Colocar a marca de PROMPT, com unidade corrente seguida de dois traços.
a- Prompt
b- Prompt
c- Prompt
4 - Colocar Prompt com a palavra Contas e o caracter ">".
a- Prompt Contas
b- Prompt Contas
c- Prompt contas
5 - Alterar data para 02/11/66.
a- Date 02/11/66
b- Date 02-11-66
c- Date 02-11-1966>
6 - Alterar a hora para 18:00
a- Time 18.00
b- Time 18:00
c- Time 6.00
7 - Qual o comando que limpa a tela ?
a Cls
b Ctty
c Clear
8 - Qual o comando para informar a hora interna do micro ?
a- Hora
b- Date
c- Time
9 - Qual o efeito do caracter D no comando Prompt?
a- Apresenta a data
b- Apresenta a hora
c- Apresenta a unidade corrente
10 - Qual o efeito do caracter G no comando Prompt?
a- Apresenta a letra G
b- Apresenta o caracter ">"
c- Apresenta o caracter g
Respostas: 1b/2a/3c/4a/5b/6b/7a/8c/9a/10b
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